Dica ao Viajante

Planejar uma viagem sozinho, dá trabalho?

Caso você não queira ter grandes problemas durante a viagem SIM! Dá trabalho, mas no final é compensador. Pelo menos eu me sinto assim.

O porque resolvi escrever esse “textinho”. É que esses dias, em um grupo de viajantes que participo, um dos integrantes pediu dicas sobre um passeio que vai fazer por alguns lugares na Europa. Enviamos links de vários blogs de viagem, visão de quem foi como mochileiro, de pessoas que viajaram com um padrão mais confortável, outros que foram fazer intercâmbio, enfim, tudo para ele ter uma ideia de como era cada lugar.

E a resposta dele foi “Ah obrigada, ultimamente to sem tempo e quando resolver alguma coisa aviso”.

Gente, planejar uma viagem sozinho requer muitos cuidados, assim como requer quando você contrata uma empresa, mas quando contrata uma agência de turismo, por exemplo, ela cuida pra você dos detalhes, como passagem aérea, transfer, hospedagem, passeios, entre outras coisas. Por isso muitas vezes não é um serviço barato. Pois acreditem, dá muito trabalho. E é muito importante conseguir parceria com boas empresas.

Mediante o ocorrido, resolvi deixar umas dicas de como planejar uma viagem tornando essa etapa a mais divertida o possível.

1 – Não tenha preguiça

old-1130743_1280Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia, quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade.

Primeiro passo se decidir fechar todas as etapas de sua viagem sozinho é não ter preguiça. Saber que será trabalhoso, mas muito compensador, porque sua viagem sairá com ” a sua cara”. Eu normalmente começo a planejar uma viagem, com uns 6 meses de antecedência e muitas vezes acho que está faltando algo.

2 – Tempo e época de viagem

Pontos a definir:

  • mundoealfinetes-756050Quando estarei de férias?
  • Quanto tempo disponível tenho?
  • De acordo com a minha disponibilidade quais são minhas prioridades de lugares pra conhecer?
  • Qual o clima do lugar na época que pretendo viajar?
  • Diante dessa prioridades, o tempo que tenho é suficiente? É? É sim Helô. Ebaaaaa vamos ao terceiro passo.

3 – R$ suficiente 

  • O destino que decidi demandará quanto do meu dinheiro?5-maneiras-de-economizar-nas-viagens-de-ferias-1000x563
  • Que lugares desejo conhecer nesses destinos?
  • Os passeios são pagos ou gratuitos.
  • A alimentação nesse lugar é cara ou barata?
  • E o transporte? Trens e ônibus funcionam bem nesse lugar? Ou vou depender de táxi? Dá pra se locomover bem a pé?
  • Esse lugar tem muito problema com segurança, isso implicará muito no tipo de transporte que eu vou escolher.
  • E as hospedagens? Pagarei em média quanto uma diária? Qual o melhor bairro pra se hospedar? Se eu me hospedar nesse bairro, apesar de mais barato, ele será consideravelmente viável em relação aos pontos que quero conhecer?

google-200x200.7714256da16fÉ moçada dá-lhe google nessa parte. É o item que mais demanda tempo. Porque é quado você vai conhecer exatamente (mesmo que pela internet) o destino que deseja ir. Algo que temos que prezar sempre é a segurança, principalmente se vai viajar sozinho.

Depois de toda pesquisa eu percebi que esse destino não cabe no meu bolso =/

Temos duas opções:

1ª: Diminuir os dias de visitação (foi o que aconteceu comigo nas férias de 2016, queria fazer um mochilão de 15 dias pela Argentina, Uruguai e Chile, mas percebi que eu não conseguiria arcar com isso financeiramente, então reduzi pra 10 dias e tirei o Chile do roteiro).

2ª: Se você quer manter o tempo que determinou de viagem, pode voltar ao passo 2 e escolher outro destino.

4 – Definição do transporte

pacotes-de-viagens-transporteAvião: pode monitorar suas passagens por sites que auxiliam essa pesquisa. Eu utilizo muito o decolar. Nele você consegue deixar um alerta de passagens aéreas, para receber as promoções (clica ali no item 4 que te explico como fazer isso).

Ônibus: eu costumo utilizar o Busca Ônibus.

Carro: planeje seus gastos de viagens e condições das rodovias. Utilizo muito o Mapeia.

5 – Hospedagem

A hospedagem que vai escolher depende muito do tempo e do estilo da viagem que vai fazer.

Eu utilizo muito os sites booking e airbnb.

O booking utilizo mais para pesquisar hostels/ hotéis/pousadas e o airbnb para apartamentos.

img_boostNormalmente quando vou ficar muito tempo em um lugar ou quando o grupo de pessoas é maior e compensa o ap eu utilizo o airbnb. Fiz alguns posts aqui no blog que falam sobre hospedagem, deem uma olhadinha.

Se quiserem também, no blog da Mi tem um relato dela sobre a “Experiência com o Airbnb”.

Uma coisa é fato, você vai querer mudar de hospedagem a cada 2 dias, porque sempre vai achar um lugar mais legal que o outro. Mas uma hora o coração vai bater mais forte por determinado lugar e você vai saber que é AQUELE o lugar certo.

6 – Transfer

Quando precisar de transporte do aeroporto para o lugar de hospedagem sempre pesquise bem sobre opções de ônibus ou motoristas confiáveis para fazer o trajeto e até empresas especializadas para esse serviço. Mas se quiser também pode pedir carona num caminhão, tudo vai do seu espírito aventureiro.

7 – Contratação de seguro viagem

seguro-viagemSempre contrate um seguro viagem para viagens mais longas. Já dizia minha mãe “Melhor prevenir do que remediar”. Principalmente se a viagem for para o exterior ou com intuito de práticas de esportes radicais. Você não vai querer que um mal estar acabe com suas férias né?

8 – APROVEITE

Por último, mas não menos importante. Aproveite cada minuto da sua viagem.

Aí você me pergunta, depois dessa preparação toda, minha viagem será perfeita?Não meus amigos. Toda viagem tem perrengue, por melhor planejada que seja.

Seja planejamento próprio ou por agência, algum perrengue sempre acontece. Mas não se irrite caso algo aconteça. Tente tirar algo bom da situação, que com certeza a diversão é garantida.

Já passei por cada coisa, carro caiu no barranco, peguei ônibus errado, passei 4 dias comendo Rap10 porque o dinheiro tava curto, dor de barriga no meio de uma feira livre, e daí pra mais.

frases-de-viagem-inspiração

Espero que tenham gostado! Boa viagem =)

Fotos: sob licença Creative Commons (site pixabay).

IMG_3202

Nas redes 💻

Instagram: @ondecevailoko

Facebook: @ondecevailoko

Mochila Brasil: Onde Cê Vai Loko

45 thoughts on “Planejar uma viagem sozinho, dá trabalho?”

  1. Helôôôô adorei sua postagem! Quando planejamos nossas viagens elas adquirem um significa totalmente diferente: o prazer em conhecer os lugares torna-se muito especial! Obrigada por citar minha postagem sobre o Airbnb, espero que ela ajude muitas pessoas nas duvidas sobre a plataforma!!!! Tbm fiz a postagem 5 passos para planejar uma viagem, depois da uma lidinha e me diga oq achou 😉 bju

    Curtir

  2. Olá! que blog é esse? Adorei as dicas, não costumo viajar pra muito longe, logo fica mais facil organizar. Mas já salvei aqui para ver se sai a viagem dos sonhos ♥♥♥ Quero continuar recebendo seus posts, mas não localizei a função seguir aqui! beijocas!!!

    Curtir

  3. Oi, Helô.
    Esse post serviu para me mostrar o quanto não tinha ideia de que fazer uma viagem assim demanda tanto trabalho.
    Juro, não tinha ideia dá metade das coisas que citou, mas amei conhecer.
    E as dicas valem até pra viagens grandes ou em família.
    Obrigada.
    Beijo

    Curtido por 1 pessoa

  4. Muito bom e super bem explicado seu post! Eu já planejei várias viagens sozinha (se nao todas) e com certeza dá muito trabalho, mas eu acho que essa parte de pesquisa é tao enriquecedora, as vezes você acaba descobrindo lugares que um guia de turismo nao te levaria!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ótimas dicas, amei o post, deu até vontade de viajar, mas tenho um certo receio de ir sozinha ou planejar tudo sozinha ahahaha acho que não é pra mim

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu estava pensando nisso hoje. Claro que agora, agora, não posso viajar, mas já penso em começar a planejar tudo sozinha e viajar sozinha também. Sei que deixar tudo por conta de uma empresa de viagens acaba saindo muito caro, e eu prefiro economizar quanto a isso e com hospedagem para ter mais para gastar onde quero ir hehe. Adorei as dicas do post ❤

    Curtido por 1 pessoa

  7. Gente, amei esse post! Eu nunca viajei pra longe e muito menos sozinha, mas é algo que está nos meus planos. Sempre imaginei que fosse trabalhoso, mas realmente… Pra tudo dar certo não podemos esquecer os detalhes, né?
    Gostei muito da sua sinceridade – às vezes a gente sonha demais com a perfeição… Mas tenho certeza que as coisas boas superam as ruins. :p
    Vou salvar esse post pra usar futuramente. Hahah
    Beijos! :*

    Curtido por 1 pessoa

  8. Programar viagem realmente da trabalho. Vamos a lugares que nunca fomos e tudo tem q estar pensado e organizado para não ‘desperdiçar’ tempo.
    Adorei as dicas, principalmente dos sites de pesquisa que indicou, facilita rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Viajar é tãoo bom né!? Eu amo viajar, se eu pudesse viajava todo mês..rs
    Essas dicas são infalíveis, porque para viajar tem que ter uma boa programação, economizar naquilo que não é tão necessário. 😉

    Curtido por 1 pessoa

  10. Planejamento é a chave de tudo ! E sobre viagens acho primordial o planejamento financeiro e também avaliar os possiveis planos B, pq sempre há imprevistos. Amei seu post !

    Curtir

  11. Uau, seu post está bastante completo!
    Ando a planear a minha viagem a Barcelona para o ano e as suas dicas são ótimas! Por vezes, tenho muita preguiça e estou em altura de exames na escola 😪
    Vou guardar este link, vai me ajudar imenso!
    Beijinhos

    Curtir

  12. Olá! Realmente, dá trabalho planejar, principalmente nas primeiras vezes, são muitos detalhes que devem ser pensados, avaliados, mas no final com certeza, compensa. Já faz um tempinho que viajei para Europa, organizei e tomei as providências, em breve estou pensando em repetir com agência, agora já tenho uma noção melhor do que fazer ou não. Muito bom seu post, bjoo

    Curtir

  13. Adorei as dicas, é realmente importante saber dessas coisas para também não fica sem faltar nada em outro país e é bom procurar bastante para não desperdiçar dinheiro ou ter dor de cabeça com coisas bobas na hora!!

    Curtir

  14. Primeiro: Amei o nome do seu blog kk
    Segundo: Amei o post!

    Eu nunca viajei sozinha, mas está nas minhas metas para cumprir até os 31 anos ❤ a vida é muito curta, precisamos planejar mas também aproveitar muuuuuito! Vou usar suas dias pra planejar a minha lua de mel também kk porque pretendemos sair do país ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s