Rio Grande do Sul

Cânion Fortaleza – Cambará do Sul/RS

Bom dia viajantes! Tudo bem por aí? Voltei das férias e com muita coisa boa para vocês!

Hoje quero contar como foi a minha experiência ao conhecer a belíssima vista do Cânion Fortaleza.

Essa beleza natural está localizada no Parque da Serra Geral em Cambará do Sul/RS, ele foi criado em 1992 e possui cerca de 17,5 km² e a entrada é gratuita.

O acesso ao parque é pela CS-012, que é uma continuação da avenida principal de Cambará do Sul a Getúlio Vargas. O Parque é administrado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

O Fortaleza possui 7,5 km de extensão e, em alguns pontos, possui até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato de sua estrutura geológica que lembra uma fortaleza. (Fonte: Cambará Online).

IMG_4721
Foto: Helô Lofrano/Blog Onde Cê Vai Loko

Como eu estava hospedada em Gramado levamos cerca de 3 h 30 min para chegar até a entrada do o parque. O porteiro foi muito simpático e nos recebeu muito bem.

No parque é possível fazer 03 trilhas e dessa vez eu fiz a Trilha do Mirante que é de 3,2 km (ida e volta). Eu classifico ela como moderada, não pela distância, porque é uma trilha curta, mas o caminho é feito por muitas pedras e um trecho com subida, pode ser cansativo para quem não tem nenhum preparo físico.

No decorrer da trilha não há nenhuma estrutura de banheiros, somente no início do parque. Eu recomendo levar água, algumas frutas e barrinhas, pois entre ida e volta e paradinha para tirar fotos pode levar umas 4 h.

Nessa caminhada até o topo é possível visualizar 95% do Cânion Fortaleza e demos muita sorte do dia estar limpíssimo e sem nuvens para “atrapalhar” a visão.

Cânion Fortaleza
Foto: Ricardo Branco/Blog Onde Cê Vai Loko

Minha análise final sobre o lugar é:

O caminho é cansativo devido a estrada ser bem estreita, com muitas curvas e uma boa parte de estrada de terra, a subida da trilha é cansativa e exige cuidados, mas faria novamente para admirar aquela vista.

Sempre que viajo procuro extrair algo bom para a minha vida e essa visita ao Cânion me fez perceber o quanto somos insignificantes nesse mundo. Somos um pontinho de nada nesse mundão de meu Deus e temos que aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá de admirar o que é belo. Há tanta coisa ruim acontecendo por aí que quando me deparo com tamanha beleza, assim ao meu alcance, sou muito grata por ter a oportunidade de vivenciar esses momentos.

Cânion Fortaleza
Foto: Ricardo Branco/Blog Onde Cê Vai Loko

Cânion Fortaleza
Foto: Ricardo Branco/Blog Onde Cê Vai Loko

E aí, gostou das fotos? Então planeje sua viagem ao Parque e aproveite esses momentos tão belos.

Espero que tenham gostado! Beijos e boa viagem 😉

Imagem5

Instagram: @ondecevailoko

Facebook: @ondecevailoko

✈ Mochila Brasil: Onde Cê Vai Loko

21 thoughts on “Cânion Fortaleza – Cambará do Sul/RS”

  1. Puxa, que lugar mais lindo Helô! Vou mostrar aos Trilheiros Urbanos e quem sabe podemos nos organizar pra conhecer o Cânion! 😍
    Muito lindo mesmo!
    Bjks!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oii! Gente que lugar lindo, que vista maravilhosa! ❤ Suas fotos ficaram ótimas. Deve ser muito recompensador passar pelos desafios que você citou da viagem para poder apreciar um lugar tão bonito.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Amei seu post principalmente por ser no Sul,lugar que amo.Eu não sou fã de trilhas mas adoro conhecer lugar novos,então irei com certeza conhecer!Grande Beijo!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Helô, tudo bem? Que lugar mais incrível. Amo estar perto da natureza ainda mais quando o lugar é assim tão perfeito. Pelas fotos é possível perceber a imensidão de tudo e compreendo o motivo de pensar que somos tão pequenos. Já coloquei esse lugar na minha listinha quero conhecer com certeza. Beijos, Érika =^.^=

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s